Pinhão-roxo - Jatropha gossypiifolia



Nome científico: Jatropha gossypiifolia L.

Origem do nome:
Jatropha - do grego, iatrós, médico + trophé, alimento. (apesar do nome as sementes de Jatropha são tóxicas)
Gossypium - nome dado por Plínio a planta produtora de algodão + folium, folha. O formato da folha desta espécie é parecida com a folha do algodoeiro.

Nome popular: Pinhão-bravo.

Origem: América Tropical.

Descrição: Arbusto com até 87 cm de altura; folhas vináceas, 3,4,5-lobadas, com até 12cm de comprimento por até 9 cm de largura, nectários presentes na base do pecíolo, no pecíolo, no bordo das folhas e nas brácteas e cálice das flores; inflorescência com até 8cm de comprimento; flores vináceas; fruto verde com até 1,5 cm de comprimento por até 1,2cm de diâmetro contendo três lóculos e uma semente em cada um. Pode alcançar mais de 3m de altura.



Luminosidade: Pleno sol.

Propagação: Principalmente por sementes e secundariamente por estacas caulinares.

Observações: Costuma destacar-se em nossa coleção devido a coloração e formato irregular de suas folhas. Costuma florescer e frutificar facilmente em nossa região. Assim como as outras espécies de Jatropha, seu cultivo é facil, contudo costuma desenvolver-se melhor em solos férteis. Na coleção costuma ser atacada por abelhas Arapuá para a retirada de látex.



Uso: 

O pinhão roxo é uma planta promissora para a produção de biodiesel. Desta planta, obtém-se biocombustível que libera poucos poluentes, e o CO2 liberado pode ser reciclado através da própria lavoura; contudo, existem poucas informações sobre seu cultivo. Então com o aumento das lavouras de pinhão roxo, torna-se de suma importância o controle das plantas daninhas no sistema.


A alta densidade da vegetação espontânea pode  causar graves prejuízos para o pinhão manso; entretanto, não se encontra estudos sobre a influência dessa vegetação no pião roxo. No Brasil, estudos realizados sobre a interferência dessa vegetação em hortaliças mostram que, além de prevalecente ela é danosa entre 20% e 50% do ciclo de vida da cultura. 


Esta é uma planta reconhecidamente tóxica. Todavia, alguns dos vários usos dessa planta na medicina popular têm sido comprovados por estudos experimentais, dentre os quais se destaca a recente demonstração do seu efeito hipotensor. 






Colmeia: O melhor dos blogs







Colmeia: O melhor dos blogs



Colmeia: O melhor dos blogs




Fonte:
http://community.univille.edu.br/area_pesquisa/label/catalogo/lista/Jatrophagossypiifolia/316052

http://www.cbmamona.com.br/pdfs/MAN-14.pdf

http://www.asergeev.com/pictures/k/Texas_a_M_Jatropha.htm


--------------------------------------------------------------------------------

Colmeia: O melhor dos blogs

Comentários

  1. gostaria de saber se essa planta so se cultiva no Norteste do pais

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se essa planta pode fazer banho em feridas nas pernas.Meu esposo tem Anemia falciforme e essas feridas estão aumentando.Ja faz mais de 20 anos k vai e volta.

    ResponderExcluir
  3. Como extrair o leite desta pranta para curar unheiro

    ResponderExcluir
  4. Como extrair o leite desta pranta para curar unheiro

    ResponderExcluir
  5. Como extrair o leite desta pranta para curar unheiro

    ResponderExcluir
  6. Se quiser pingar o látex dela no café pode eu tenho muita dores pelo corpo

    ResponderExcluir
  7. Como se utiliza pinhão Roxo em queimaduras

    ResponderExcluir
  8. Onde posso encontrar moro em Santa Catarina São João Batista

    ResponderExcluir
  9. Pode fazer chá?
    E que quantidade pode-se tomar ?

    ResponderExcluir
  10. Qual é a quantidade de folhas posso fazer o chá ? Qual a quantidade devo tomar por dia?

    ResponderExcluir
  11. o leite do piao roso,ajuda em cicratizar as feridas em pessoas com diabetes,o uso medicinais...ajudar a matar as bacterias nas carnes mortas das feridas,e tambem marta as vermeias na pele e carne,com o uso o paciente vai se curar no periodo de 5 meses,ajudar a unir as carnes e devido o processo permamente...para usar o leite do piao roxo,uma vez por dia...todos os dias tem que usar o leite....recomendado !tem que lavar primeiro as feridas e depois colocar o leite adentro das feridas!!assim vai fazer o efeito medicinais das curas!!...obrigado!
    eu ja tenho curados varias pessoas com infermidades avancada em fase terminal dos medicos!!uso caseiros!!essas sao as curas das plantas medicinais!!curas indiginas!!!

    ResponderExcluir
  12. no meu comentario acima,eu vou falar para todos vcs,quem usar o leite do piao roxo medicinais,nao tenha medo de usar meus irmaozinhos,as minhas pessoas que usou o leite do latex do piao roxo,elas foram devidamente curadas..avisos:(nao recomendado colocar por cima de outros remedios farmaceuticos:,como rifocinas,pumadas,cremes.,mais pode colocar depois que o leite do latex do piao roxo ja estiver com uma hora,ja pode colocar pumadas e cremes devidamente sem problemas!!!vao fazer as curas no processo de carnacao!!das feridas!!ate feichar!!
    obrigado pela atencao!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)