Palma (Opuntia ficus-indica)



A Opuntia ficus-indica (L.) Miller, espécie da família das cactáceas, gênero  Opuntia, é também conhecida como figueira-da-índia, nopal, nopalera, higuera-de-indias, higuera-depala, tuna, figueira-da-barbaria, figuera-de-mor e indiapico, natural da América, provavelmente do México; é cultivada na América tropical e subtropical e nos países mediterrâneos (Ramadan & Mörsel, 2003, Manica, 2002).
  


No Brasil, a  Opuntia sp. foi introduzida pelos portugueses, no período colonial, em meados do século XVIII, com o objetivo de desenvolver a criação de cochonilha para obter um pigmento carmin, muito utilizado nas indústrias de roupas, cosméticos, pinturas, medicamentos e alimentos. Diante do insucesso deste objetivo, a partir de 1900 esta planta passou a ser utilizada como forragem.  

Palma com cochonilhas

Cochonilhas 

Das várias espécies introduzidas, apenas três apresentaram ótima adaptação: a palma graúda ou grande (Opuntia sp.); a palma miúda (Nopalea cochenillifera, Salm-Dyck) e a palma redonda (Opuntia sp.) (Sobreira Filho, 1992).
Palma Graúda

Palma Miúda

Palma redonda

Atualmente, a área plantada, cerca de 500.000 Ha., na Região Nordeste e estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, é destinada precipuamente à obtenção de forragem para alimentar os rebanhos no período de estiagem.  Seu cultivo para a produção de frutos é ainda emergente no país, concentrando-se em São Paulo, na região de Valinhos, e, de forma incipiente, nos estados de Pernambuco e Paraíba. Do total produzido em São Paulo, apenas uma pequena parte é destinada ao mercado interno, enquanto a maior parcela é exportada para a Europa e Estados Unidos, onde existe o hábito de consumo deste fruto, considerado exótico (Souza, 2005; García & Valdez, 2003; Glass, 2005).



Características: Cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, com altura entre 1,5 e 3 m, ramos clorofilados achatados, de coloração verde-acinzentada, mais compridos (30 - 60 cm) do que largos (6 - 15 cm), variando de densamente espinhosos até desprovidos de espinhos. As folhas são excepcionalmente pequenas, decíduas precoces. 


A espécie mais cultivada é a palma doce ou miúda (Nopalea cochenilifera) cujas raquetes alongadas possuem em média 25 cm de comprimento. É a menos resistente à falta de água mas é a mais palatável e nutritiva.


A palma é resistente à falta de chuvas, armazena uma grande quantidade de água e tem alta digestibilidade. Há produtores rurais que conseguem até 30 toneladas de matéria seca de palma em apenas um hectare, o que significa a produção de aproximadamente 300 toneladas de palma a cada dois anos.



Floração: As flores podem amarelas, laranjas ou vermelhas. São brilhantes e bem vistosas.



Frutificação: Os frutos são amarelos-avermelhados, suculentos, com aproximadamente 8 cm de comprimento, com tufos de diminutos espinhos.

O fruto da palma já é comercializado nos supermercados como "figo da índia". Tem um sabor muito bom e teor de proteína bastante alto.
Tanto o fruto como a utilização da palma como verdura e para fazer diversos outros pratos ainda é tratado com preconceito alimentar. Os textos que se referem à Palma aqui no Nordeste tratam-na sempre como forrageira e ela não é só forrageira. É antes disso um alimento humano.






Fonte: http://www.redalyc.org/pdf/813/81311226004.pdf

Comentários

  1. Eu gostaria de encontrar as referências usadas neste texto. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Portugal tem bons solos para cultivo desta fabulosa figueira da India, que tão deliciosos figos dá

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Moro, aqui no sul, e é difícil encontrar frutos da palma. Gostaria que me indicasse onde aquirir.
    Desde já agradeço!
    Eugenio Alvaro Bohn
    eabohn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. rsrs realmente acho que confundiram a cesta de noni com o fruto da palma

    ResponderExcluir
  5. como adquirir tais sementes????

    aldoenfo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Vcs me ajudaram com uma dúvida sobre a flor amarela poucos a citam ob

    ResponderExcluir
  7. Porque minhas palmas não produzem figo da india, por gentileza deixe uma resposta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)