Pages

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Umari - Geoffroea spinosa



Umari, marizeiro, umarizeiro ou mari, árvore grande, Sua tradução: ÁRVORE QUE CHORA. Tem flores amareladas, perfumadas e frutos ovóides, verde-amarelados, pendentes de longos pedúnculos. O nome popular é MARIZEIRO. 
O Umarizeiro é uma árvore de grande porte, frondosa, com caule e ramos cheios de pequenos espinhos, encontrada no Pará e nas várzeas do Sertão do Nordeste brasileiro. Além de: Argentina, Paraguai, MT, MS.
Os frutos, chamados umari ou MARI, embora um pouco amargos, comem-se cozidos ou em mingaus, por ocasião das secas e mesmo nos tempos normais. Deles se retira uma massa (mesocarpo), tida como peitoral e vermífuga.
As folhas constituem substancial ração para o gado; o chá das mesmas, misturadas com os brotos, passa por emenagogo e antidiarréico.

O nome alude ao fenômeno desta planta verter tanta água pelos brotos, no principio da estação pluvial, que chega a molhar a terra. Os sertanejos consideram o fato como excelente indício de chuvas abundantes.





4 comentários:

  1. Bom dia belezadacaatinga.blogspot.com, gostaria de saber como acontece a germinação das sementes do Umari, ou se não acontece as germinação das mesmas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pezinho de umari que plantei em frente a minha casa. Qual o tamanho/altura que ele chega? E quantos anos ele pode chegar?

    ResponderExcluir
  3. procurei informações sobre o fruto do Mari regional daqui do amazonas e não encontrei, pois o citado acima não é o mesmo que consumo, poi o do norte o fruto e consumido cru não cozido,
    até porque a polpa e mole e suculenta.

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando a fruta Mari Sarro aqui do Amazonas e não consigo encontrar nenhuma informação a respeito dessa fruta que encontrada aqui no baixo amazonas

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!

 

Blogger news

Nº de Visualizações

About