Natureza Exótica


Sargo-de-dente


O sargo-de-dente ("Archosargus probatocephalus") é um peixe marinho encontrado na costa brasileira, comum na pesca. Ele possui dentes similares aos dos humanos, com incisivos e molares, e atinge 91 cm em 9,6 kg.

Gurnard borboleta



 
A gurnard borboleta ("Lepidotrigla vanessa") é uma espécie de peixe bem diferente que vive no sul da Oceania. Este peixe pode chegar a 28 centímetros e tem grandes barbatanas peitorais que vão além das pontas das nadadeiras pélvicas. Ele vive no mar, de 10 a 100 metros de profundidade. Possui de 10 a 11 espinhas dorsais e de 16 a 17 raios moles dorsais, que são independentes do corpo e usados para caminhar.

Sapo limosa


O sapo limosa harlequin (Atelopus limosus) é um das menores do mundo, com apenas 30mm, ele pode caber em uma moeda de dólar quando pequeno. Classificado como em risco de extinção por ser encontrado em uma área menor do que 5 mil km2 em florestas do Panamá, a espécie procriou pela primeira vez em cativeiro. O Projeto de Conservação e Recuperação de Anfíbios do Panamá conseguiu gerar nove sapos saudáveis de um acasalamento e ainda tem centenas de girinos de outro par. O grupo tem 55 sapos adultos listrados e 10 de uma cor só.

Bocydium globulare


Uma das espécies tidas como mais bizarras do mundo é a brasileira "Bocydium globulare". O inseto, que é parente das cigarras e gafanhotos, tem cerca de 5mm e "chifres" que se parecem antenas, mas os cientistas ainda não descobriram totalmente para que servem. Uma hipótese é que as bolas afastariam possíveis predadores que poderiam engasgar com elas.

Rã-arlequim


A rã-arlequim ("Atelopus varius") é uma espécie de anfíbio da Costa Rica que corre perigo de extinção. Também conhecida como anfíbio palhaço, a espécie tem manchas e desenhos pelo corpo que variam de cor Reprodução.


Velella velella


Velella velella" é uma espécie de hidrozoário, como as águas-vivas, que boia na superfície do mar. Tem uma câmara azul achatada, com aproximadamente 2 cm de diâmetro, e vários tentáculos para pegar presas que alimentarão a colônia. 

Titanus giganteus


O besouro "Titanus giganteus" é outra espécie brasileira famosa. É um dos maiores insetos do mundo, normalmente encontrado na Amazônia. Quando adulto, pode chegar a 16,7 cm de comprimento.

Microhyla nepenthicola


Um dos menores sapos que existem, o "Microhyla nepenthicola" foi apelidado de sapo ervilha por ter entre 10,6 e 12,8 mm quando adultos. A espécie foi encontrada em plantas carnívoras na ilha de Bornéu, na Ásia.

Blobfish


O blobfish ("Psychrolutes marcidus") é um peixe encontrado nas profundezas do oceano perto da Austrália. Entre 600 e 1200 m de profundidade, a pressão da água é muito maior do que na superfície, por isso seu corpo é gelatinoso, com uma densidade pouco menor que a água. Isto faz com que ele flutue e se alimente de pequenos invertebrados que passam em sua frente.

Rã-de-vidro


As rãs de vidro são uma família de anfíbio chamada "Centrolenidae" encontradas nas florestas úmidas da América Central e do Sul. Seu corpo é transparente na parte de baixo, o que permite ver seu órgãos e ossos, e costuma ter as costas verdes com marcas amarelas, brancas, azuis e vermelhas. São mais de cem espécies conhecidas.

Tardígrado


O tardígrado, filo de animais considerado por cientistas os mais resistentes do planeta, tem apenas um milímetro de comprimento. O pequeno animal de oito patas supera as condições mais inóspitas e consegue sobreviver ao fundo do mar, à variação de temperatura, superar os altos níveis de radiação do Sol e, inclusive, se reproduzir em um ambiente sem oxigênio, como o vácuo que há no espaço.

Morcego focinho-de-porco


O morcego focinho-de-porco ou apenas kitti é o menor mamífero do mundo. A espécie "Craseonycteris thonglongyai" da Tailândia tem aproximadamente o tamanho de uma abelha, de 29 a 33 mm de comprimento, sendo que o comprimento dos braços abertos é de 22-26 mm, e os adultos pesam entre 1,7 e 2,0 g.

Hoplobatrachus tigerinus



O "Hoplobatrachus tigerinus" é chamado de sapo-boi indiano. Conforme o macho atinge a maturidade, seu corpo fica temporariamente amarelado para acasalar.

Toupeira-nariz-de-estrela


Este animal esquisito é a toupeira-nariz-de-estrela ("Condylura cristata"), da região leste dos Estados Unidos. Ele é reconhecido pelos 22 apêndices que saem de seu nariz e são usados para manipular objetos. A espécie tem de 14 a 20 cm de comprimento e vive em túneis subterrâneos.


Peixe-lua


O peixe-lua, também conhecido por Mola Mola, já é bem estranho em sua fase adulta, quando pode pesar até 2,3 mil quilos e medir 3 metros com seu corpo circular. O maior peixe ósseo conhecido é ainda mais esquisito quando é um recém-nascido (à esquerda). Ele mede 0,25 centímetros e aumenta de tamanho 60 milhões de vezes durante sua vida. A fêmea da espécie é conhecida por produzir até 300 milhões de ovos de uma só vez, o maior número já registrado em um vertebrado. Eles vivem no Atlântico Norte e Sul, no Pacífico Norte e Sul e no Oceano Índico.

Rã-tartaruga


A rã tartaruga ("Myobatrachus gouldii") é uma espécie que vive embaixo da terra na Austrália, na região semi-árida do país. Durante o período de acasalamento, os machos "chamam" as fêmeas logo abaixo da superfície da areia. Isso ocorre após a chuva, o que é um evento raro. As fêmeas localizam o chamado, mas elas não se acasalam de imediato. As fêmeas se enterram a um metro e criam ninhos. Os ovos se desenvolvem em pequenas rãs - e não em girinos, como é comum aos anfíbios. Neste caso, isso ocorre para sobreviver em regiões muito secas.

Betty


Esse parasita, conhecido como "Ceratothoa italica", mas apelidado pelos cientistas de Betty, gosta mesmo é de devorar línguas de peixe. No mar, ela penetra pelas brânquias de animais jovens, se aloja e cresce dentro de suas bocas, alimentando-se de sangue e da própria língua do bicho. Um estudo realizado no mar Mediterrâneo mostrou que essa espécie comedora de língua tem se tornado mais comum entre os peixes da região: de 30 a 47% dos peixes analisados tinham o parasita no lugar da língua.

Jerboa


Os ossos do pé do jerboa são maiores do que seus braços. O roedor bípede, que vive no deserto, usa os grandes pés para fugir dos predadores e, agora, cientistas buscam nele a resposta para saber como que os ossos sabem até que comprimento devem crescer 

Borboleta asa-de-vidro



A borboleta asa de vidro ("Greta oto") possui um tecido transparente nas asas, o que lhe garante este nome. A espécie é encontrada nas Américas do Sul, Central e Caribe

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)