Pages

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Lagarta ou Cobra?


De todas as lagartas incríveis que a natureza nos dá, talvez a mais fantástica de todas seja a lagarta-cobra. Uma lagarta que se disfarça de cobra para enganar os predadores. Existem várias espécies com essa interessante capacidade, que podem pertencer à família Sphingidae ou Papilionidae.
A cabeça dessas lagartas é muito pequena e logo acima dela, o corpo possui manchas se estendendo da cabeça para o tórax que parecem olhos de cobra, a imitação é tão perfeita que pode possuir até pontos brancos simulando o brilho dos olhos, quando a cabeça da lagarta é retraída, a cabeça de serpente fica ainda mais evidente. O formato da extremidade anterior do corpo ainda é mais expandida e semi-triangular, contribuindo mais ainda para a imitação.

Em algumas espécies ainda possuem uma estrutura chamada Osmetério, que é um órgão de defesa bifurcado que fica escondido acima da cabeça. Quando se sente ameaçada, a lagarta estende a estrutura que além de parecer com a língua de uma serpente, ainda possui uma substância aromática que afasta outros insetos e predadores.

Fonte: http://diariodebiologia.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

 

Blogger news

Nº de Visualizações

About