Pages

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Biólogo reúne arte e ciência em uma série de imagens impressionantes

Peixes e outros seres marinhos receberam um tratamento especial para que as imagens pudessem revelar os detalhes da parte interna de cada um deles
Biólogo reúne arte e ciência em uma série de imagens impressionantes
Você também é daqueles que gostam de conferir como os animais são por dentro? Então, se as aulas de biologia te deixam mais fascinado do que aterrorizado, você vai gostar de conferir o trabalho do biólogo Adam Summers, que reúne arte e ciências em fotografias incríveis.
Adam Summers é diretor associado do Laboratório de Biomecânica Comparativa de Vertebrados e professor associado da School of Aquatic and Fisheries Sciences, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Para essa série de imagens, ele escolheu alguns exemplares de peixes e outros animais marinhos que morreram acidentalmente durante a seleção científica para examiná-los por dentro.
Mas se você acha que, para entender melhor o organismo das criaturas, o biólogo recorreria ao bom e velho bisturi, está enganado. A técnica utilizada por Summers não é exatamente nova, já que vem sendo usada há cerca de 40 anos. Nas palavras do cientista, seu trabalho consiste em usar “o básico da engenharia e da física para entender como os animais funcionam”.
Segundo o site do especialista, parte do procedimento para conseguir imagens tão impressionantes quanto o que você vê abaixo consiste em tratar o esqueleto e os tecidos com substâncias capazes de pigmentá-los para revelar tudo de interessante que há no corpo dos animais.
Nas etapas seguintes, as criaturas são alvejadas, sua carne é dissolvida para facilitar a visualização das estruturas e o que sobra é mergulhado em glicerina. A partir daí, o biólogo escolhe o melhor ângulo e fotografa os animais enquanto estão submersos no líquido.
Como se a beleza das cores espalhadas no corpo dos animais já não fosse uma obra por si só, Summers quis fortalecer a relação com a arte e pediu que Sierra Nelson escrevesse poemas inspirados em cada uma das imagens. A série Clearedficará em exposição no aquário de Seattle até março.

Fonte da imagem: Reprodução/Picturing Science

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

 

Blogger news

Nº de Visualizações

About