Pages

terça-feira, 27 de maio de 2014

Batata-doce - Ipomea batatas



CLASSIFICAÇÃO:

    • Nome comum:Batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica
    • Divisão:Magnoliophyta
    • Classe:Magnoliopsida
    • Ordem:Solanales
    • Família:Convolvulaceae
    • Gênero:Ipomoea
    • Espécia: I. batatas

Etimologia:

"Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível. "Jetica" e "jatica" são oriundos do termo tupi para a planta, ye'tika

Hortaliça de raízes:



Possui diversas variedades cultiváveis, divididas em de mesa (ou de mercado) e forrageiras, ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto, a quantidade de variedades não se restringe a essas características — elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, doçura, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.
É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a que possui o maior índice de produtividade de quilocalorias por hectare por dia.

HORTALIÇA DE folhas:


As folhas e brotos da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante. A batata-doce (Ipomoea batatas) é parente muito próxima de Ipomoea aquatica Forssk, verdura muito utilizada na Ásia e cultivada no Brasil por imigrantes japoneses.

Produção e produtividade:


A produtividade varia de 20 a 40 toneladas por hectare, e está relacionada a variedades, fertilidade do solo, clima e sanidade de plantas. A região de maior produção no Brasil é a Sudeste.


A colheita pode ser feita com a enxada ou enxadão, evitando-se ferimentos às batatas. A planta da batata-doce não apresenta um ponto específico de colheita. O momento de colheita é definido pelo tamanho ou peso das raízes, que devem ter aproximadamente 300g. A colheita pode ser antecipada ou retardada, dependendo da oportunidade de comercialização. Em condições ideais de cultivo, a colheita pode se iniciar aos 90 dias, mas em geral, a colheita ocorre entre 120 e 150 dias; com o amarelecimento da parte aérea e queda de grande parte das folhas. 

A antecipação geralmente corresponde a uma menor produtividade, devido à colheita de raízes de menor tamanho. A prorrogação do ciclo pode implicar em maior dano por insetos, por permitir maior número de ciclos das pragas, além de se formarem raízes grandes e freqüentemente mais defeituosas. Deve-se também atentar que a mesma deve ser realizada antes que comece novo período de chuvas. 

Utilidade:


A batata-doce pode ser utilizada no preparo de pratos salgados, doces e aperitivos, écula, farinha e também na alimentação animal, como componente para rações de bovinos e suínos, na forma natural picada, ensilada ou na forma de farinha seca.



benefícios:



É uma fonte de energia para esportistas, pelo alto teor de carboidrato, a batata doce é também uma aliada da saúde, é uma ótima alternativa para consumir antes de alguma atividade física, principalmente anaeróbica, pois tem baixo (IG) índice glicêmico é lentamente absorvida e proporciona energia durante a atividade.

Também é uma ótima aliada para a saúde possui vitaminas A, B1, B5, sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Sódio e Potássio, tem altos teores de betacaroteno e vitamina C que contribuem para o bem estar do nosso organismo.
Tão importante quanto a polpa é a casca dessa hortaliça, que possui alta concentração de propriedades antioxidantes. Nela estão concentradas três vezes mais proteínas do que na polpa. Por isso, é aconselhável retirar a casca somente depois de cozida ou assada. As folhas também possuem alto valor nutritivo e podem ser preparadas como qualquer outra verdura.
A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico (IG), o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e estimulando menos a insulina. Ou seja, auxilia a emagrecer e a controlar o açúcar no sangue!

Fontes:                                                                                                                   

http://www.dietaesaude.com.br/
http://www.gulosoesaudavel.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batata-doce
http://www.aphortesp.com.br/

1 comentários:

  1. Olha, eu estive procurando sobre esse assunto na internet e encontrei um vídeo de um personal trainer que mostra técnicas muito boas para emagrecer e chapar a barriga, eu tenho feito essas técnicas a exatos 8 dias, e hoje pela manha eu me pesei e já estou 3,8 k mais magra, eu estava pesando 72,6k e hoje 8 dias depois estou com 68,8k e isso sem ir para a academia sem comprar nem um equipamento e comento e fazendo tudo o que fazia antes, eu só tenho que titicar 4 minutos do meu dia com as técnicas, não estava levando muita fé no começo mais como vi muitos depoimentos positivos sobre o personal trainer resolvi testar, e agora estou assim :-) feliz, hoje pela manha assim que vi o resultado na balança tirei uma foto é postei no face para que todos os meus amigos e amigas possam também ter os resultados que eu estou tendo, da uma olhada la no site: http://www.fimdadietadukan.com.br/ e assiste o vídeo do personal trainer, esse cara merecia um premio por colocar um vídeo com um conteúdo tão bom assim disponível na internet, e o melhor free

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!

 

Blogger news

Nº de Visualizações

About