Noivinha - Euphorbia leucocephala




CLASSIFICAÇÃO:

  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe:Magnoliopsida
  • Ordem:Malpighiales
  • Família:Euphorbiaceae
  • Espécie:                                      Euphorbia Leucocephala

Também como mês-de-maio, neve-da-montanha, cabeça-branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança, chuva-de-prata, a Euphorbia leucocephala é um arbusto de cerca de três metros de altura e copa arredondada que possui a característica de se cobrir por flores brancas após o verão, ficando com uma curiosa aparência de uma cabeça coberta por cabelo branco, ou de uma montanha coberta de neve.






Como Cultivar:


Por ser um arbusto tropical, preferencialmente você deve cultivar essa planta em locais onde os climas Equatorial, Subtropical e Tropical predominem, pois dessa forma a sua planta irá se desenvolver com mais facilidade. Como a planta possui um ciclo de vida perene, você terá florações mais longas e consequentemente, uma planta com folhas, flores e frutos aparecendo durante o ano inteiro.

O cultivo da cabeleira de velho deve ser sob o sol pleno, com solo fértil e com uma capacidade de drenagem muito boa. Essa planta não exigir muito de você, mas é preciso que o solo esteja sempre enriquecido com matéria orgânica e seja irrigado periodicamente. O arbusto vai conseguir suportar pequenos períodos de estiagem e ser cultivado a meia sombra ou em ambientes internos, porém nessas condições não florescerá muito bem.




As adubações da cabeleira de velho devem ser feitas de dois em dois meses e de preferência nos meses mais quentes do ano. Sendo cultivada em regiões com o clima subtropical predominante, pois nessas condições, as florações da cabeleira de velho são mais intensas. Se você realizar também podas logo após cada um dos florescimentos, sua planta também crescerá muito mais bonita e ramos mais bem colocados. Alerte-se apenas para não podar além de 1/3 (um terço) de sua planta, pois pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Sempre que precisar fazer o manejo da cabeleira de velho, indicamos que você use luvas descartáveis, pois essa espécie possui uma seiva tóxica em sua composição que pode gerar uma reação na pele com irritação e leves queimaduras. A multiplicação da cabeleira de velho é feita por sementes ou por estacas.

A cabeleira de velho não vai exigir muitos cuidados na hora da manutenção, mas você deve sempre atentar-se sempre para os principais cuidados, pois isso vai deixar a sua planta ainda mais bonita.



Toxicologia:

Como citamos mais acima, a cabeleira de velho possui uma substância tóxica e, portanto, você deve atentar-se para alguns detalhes e cuidados com ela. A toxidade da planta vem a partir da sua seiva que quando entra em contato direto com a pele, causa uma certa irritação deixando o local atingido bem vermelho e podendo resultar em uma leve queimadura. Se ingerida, a cabeleira de velha já pode resultar em um processo de intoxicação mais grave.


Não existem casos de morte ou infecções muito graves causadas pela noivinha, mas como a planta possui substâncias que afetam o nosso organismo, atente-se sempre sobre esses cuidados.

Em caso de intoxicação por motivo dessa planta, leve imediatamente a pessoa a um centro de atendimento emergencial para que o paciente receba o tratamento que suspenderá a ação dessa substância no organismo. De preferência, apresente uma amostra do ramo ingerido ou outro da mesma árvore para que seja analisado.



Pragas e Doenças:


Por mais rústica que uma planta seja, ainda estará suscetível a sofrer com pragas e doenças que a ataca. No caso da noivinha, não existe tanta incidência desses problemas, mas a planta pode sofrer muito com a ação das formigas que se não forem controladas, podem acabar com a planta. Para controlar, use formicidas ou iscas para formigueiros, contanto que sejam todos livres de qualquer química, para não afetar a saúde da sua planta.

Outro tipo de praga que afeta muito os jardins com a noivinha são as cochonilhas. Estas são bichinhos brancos que atacam o caule da planta e sugam toda a seiva. Isso pode resultar em um apodrecimento da área e consequentemente na morte da planta. Existem diversos produtos que podem ser utilizados no combate a essa praga, mas nenhum se torna tão eficiente quanto a remoção desses bichinhos com um pano úmido e cotonete.



Fontes:

http://flores.culturamix.com
http://www.safarigarden.com.br
http://www.ecovidabomdespacho.com

Comentários

  1. preciso de duas mudas de noivinha com tamanho medio de meio metro pode me ajudar

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Eu quero saber aonde eu encontro a semente ou muda?

    ResponderExcluir
  3. Preciso comprar duas mudas de noivinha eu moro em Manaus alguém pode me informar onde consigo.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. qual valor pra enviar sementes para 15990-600, meu e-mail souzasilva23@bol.com.br

      Excluir
  5. Preciso comprar 4 mudas de noivinha alguém fornece, Porto Alegre RS cep 91170-071

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de semente de novinha alguém tem pra mandar pelo correio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas flores encontradas no Nordeste.

Boa-noite - Catharanthus roseus.

Xique-Xique (Pilocereus gounellei)