Pages

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Jambo - Syzygium jambos



O jambo-rosa, ou jambo, é o fruto de uma espécie de Jambeiro, Syzygium jambos. Pertence ao gênero Syzygium e à família Myrtaceae, que inclui também a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto. 

CLASSIFICAÇÃO:

DIVISÃO:
Magnoliophyta
CLASSE:
Magnoliopsida
ORDEM:
Myrtales
FAMÍLIA:
Myrtaceae
GÊNERO:
Syzygium
ESPÉCIE:
S. jambos

 

Características:


É uma árvore que alcança até 20 m de altura, possui copa densa com formato cônico, folhas opostas, pecioladas, elípticas, grande e glabras. O fruto é uma drupa oval, com 3 a 5 cm de diâmetro, cor amarelo ou róseo-branca ou arroxeada, muito aromático, polpa branca, esponjosa e de sabor suave. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por vários embriões carnosos, que se separam facilmente.
São frutos piriformes (em forma de pêra), com casca lisa e cerosa, rosada, esbranquiçada, amarela ou laranja-amarelada, polpa consistente e branca, e uma ou mais sementes de formato esférico no seu interior. É também conhecido como jambo-amarelo ou jambo-amarelado.
Syzygium jambos É uma espécie sempre-verde, tolerante a sombra, que se estabelece melhor em  condições  de  forte  sombreamento  (dossel  fechado),  onde  ocupa  o  estrato  médio  da  floresta.  Apresenta  grande  plasticidade  à  condições  ambientais  adversas  (ex.  alta  resistência  ao  vento  e  tolerância  ao  sal),  e  fácil  adapta ção  à  ambientes  de  florestas  tropicais  úmidas.  

USO:

Apresenta  diferentes  utilidades  ao  uso  humano.  Seus  indivíduos  são  usados  como  quebra-ventos  e  para  controle  de  erosão  (embora  existam  restrições).  Sua  madeira  é  amplamente  usada como combustível (lenha) (um dos principais motivos de sua ampla disseminação pelo mundo) e para extração de tanino. Embora apresente baixa qualidade, sua madeira também é usada  na  construção  civil  e  confecção  de  artesanatos.  Seus  frutos  são  bastante  apreciados  para  consumo  humano  e  usados  para  produção  de  doces  e  geléias.  

Em  algumas  regiões,  madeira, raízes, frutos e sementes costumam ser utilizados na medicina popular.  

As folhas são empregadas na medicina popular como antiiflamatórias, cicatrizantes, anti-sépticas e, especialmente, como antidiarreicas.

variedades:

quatroespécies principais de Syzygium cujos frutos são conhecidos como jambo, todas nativas do continente asiático:
 
S. malaccense: Jambo-vermelho ou Jambo-roxo, com frutos vermelhos, adocicados e levemente ácidos;
S. jambos: Jambo-amarelo, com frutos amarelados, de sabor fraco;

S. jambolana: Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho;



S. aqueum: Jambo-branco ou Jambo-albino, com sabor adocicado, mas pouco cultivado no Brasil.
Em algumas regiões, o jamelão, fruto pequeno e negro da Syzygium cumini, é conhecido em certos lugares como "jambo","Jambre" ou "jambolão".


propriedades:


O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.

cultivo:

Clima e Solo: é encontrado em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e diversos tipos de solos, sem problemas de drenagem.

Propagação: o jambeiro-rosa é propagado por sementes ou alporquia.


Fontes:
pt.wikipedia.org
www.mma.gov.br
http://www.scielo.br





























0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

 

Blogger news

Nº de Visualizações

About